COMUNICADO
A Associação Cívica Pró Praia expressa, através deste comunicado, a sua profunda consternação pela morte do poeta, ensaísta e polemista Mário Fonseca, ocorrida no passado dia 27 de Setembro, na Praia, cidade que o viu nascer há 71 anos.
Mário Fonseca permanecerá na memória de todos os cabo-verdianos, e na dos praienses, em particular, como um poeta da mais fina estampa, um ensaísta de referência e um polemista de cidadania acesa, neste particular em defesa das causas públicas e sociais, algumas das quais bandeiras da Associação Cívica Pró Praia. Mantivemos com ele uma relação de franco debate e de saudável convergência.
O nome de Mário Fonseca nos interpela a um dever de memória consequente e nos motiva a endossar à Edilidade da Praia a um gesto de toponímia em homenagem a este ilustre munícipe e ao Governo de Cabo Verde a uma condecoração póstuma a este destacado Combatente da Liberdade da Pátria e servidor da causa pública.
O autor do poema “Quando a vida nascer”, emblemática visão da Independência Nacional, merece ser estudado e seguido, como exemplo de profunda e real cidadania, pelas gerações vindouras, constituindo-se, de pronto, paradigma para a nossa acção em prol da dignificação da Praia e dos praienses.
A todos os cabo-verdianos, com destaque para os praienses e para os familiares e amigos do saudoso Mário Fonseca, a Associação Cívica Pró Praia formula aqui as suas condolências e a expressão da mais elevada solidariedade nesta hora de grande tristeza e provação.
Praia, 30 de Setembro de 2009
Alcides Oliveira
Presidente da Associação Cívica Pró Praia
No comments:
Post a Comment