Monday, March 21, 2011

PROPRAIA – Associação pro Desenvolvimento da Praia, manifesta satisfação por algumas realizações/projectos da CMP

O crescimento acelerado da Praia, aliado ao seu estatuto suigeneris enquanto capital do país, principal pólo sócio-económico, político e cultural do país e referência no contexto internacional, requer acções assertivas e céleres que lhe possam auferir atributos de sustentabilidade e proporcionar uma qualidade de vida aceitável e em sintonia com o patamar de desenvolvimento a que Cabo Verde se encontra e almeja num futuro bem próximo.

A PROPRAIA, enquanto instituição vigilante e preocupada com o processo de desenvolvimento desta urbe, elegendo o exercício da cidadania pro-activa como principal estratégia, vem actuando de forma pedagógica, através de críticas construtivas, sugestões e propostas de melhoria, em relação às obras, políticas e estratégias de desenvolvimento em prol da Praia.

Considerando certas obras de impacto significativo na melhoria da qualidade de vida dos munícipes e determinantes na criação de um espaço urbano cada vez mais atractivo, tanto para visitantes como para a classe empresarial, a PROPRAIA manifesta aqui a sua satisfação perante o seguinte:

· Requalificação da rua 5 de Julho no Platô com a sua transformação em pedonal (obra há muito reivindicada pelos Praienses) e introdução de um sistema moderno de iluminação solar, o que veio a atribuir maior atratividade e competitividade ao centro histórico, Platô. Essa rua tornou-se no principal palco de actividades culturais e de negócios na Praia, atraindo investimentos qualitativos e de interesse social, como festivais, desfiles, etc. O protocolo fincado recentemente entre a CMP e um grupo de jovens artistas, visando a pintura geral dos edificífios da mesma rua, é sem dúvida, uma mais-valia, devendo servir de exemplo e modelo de intervenção noutros potenciais espaços da cidade. Que venham outras acções semelhantes em locais como Ponta-Belém, ASA, Achadinha, onde a dinâmica do mercado local justifica por si só tais intervenções.

· A valorização e potenciação cultural da tradicional culinária-cinzas, enquanto produto de atração turística, foi uma acção louvável promovida pela CMP. Esta actividade vinha sendo reclamada pela PROPRAIA, tendo apresentado inclusivamente sugestões nos seu boletins periódicos de outrora, no sentido de valorizar e incrementar os produtos culturais e turísticos da ilha de Santiago. A ideia, implementada este ano, na rua 5 de Julho e no largo da BN, revelou-se um sucesso e a PROPRAIA congratula-se com a intenção da CMP em institucionalizá-la. Sem dúvida que este produto cultural possui pernas para conquistar espaço privilegiado no mercado turístico nacional, tendo mesmo potencialidades de se desdobrar em feiras semanais durante a quaresma, uma oportunidade singular de interacção social e de promoção de negócios nesta região de Santiago.

· Requalificação do Estádio da Várzia, nomeadamente a sua iluminação, colocação de assentos e criação de uma comissão de gestão, em resposta à enorme carência de infraestruturas desportivas na Capital. Uma gestão autónoma do referido estádio poderá garantir a sua sustentabilidade e oferecer serviços de qualidade, naquela que é a miaor região desportiva do país. Essa infraestrutura merece assim um trabalho profundo para a sua plena qualificação: cobertura das duas bancadas laterais, assentos, serviços básicos de saneamento (reparação do balneário e ligação à rede de agua e esgoto da cidade), um novo placard electrónico, novas e modernas formas de publicidade.

· Projecto de instalação de um parque de diversão e requalificação do Parque 5 de Julho, um espaço há muito exigido pelos praienses, o parque 5 de Julho merece, de facto, um melhor aproveitamento consoante a sua “vocação natural”. Bem haja o parque requalificado e, para a satisfação total dos praienses, nada melhor que a sua projecção em direcção ao memorial Amilcar Cabral, através de um grande corredor pedonal e verdejante (city park), abrangendo toda a baixa do Tahiti.

· Várias outras intervenções como obras, arranjos e beneficiação das vias, de casas a cair e de espaços de lazer têm merecido grande apreço dos praienses.

Portanto, a PROPRAIA congratula-se com essas realizações que constaram num vasto leque das suas reivindicações, sob lema POR UMA PRAIA MELHOR, SEMPRE. E, uma vez que as reivindicações são ainda muito maiores, a PROPRAIA não pode contentar-se e suspender a sua nobre tarefa de cidadania vigilante e responsáveal. Continuaremos a denunciar as urgências e propor soluções aos inúmeros e complexos problemas desta cidade capital e acolhedora, de todos os Cabo-verdianos.

POR UMA PRAIA MELHOR, SEMPRE!

No comments: