Wednesday, August 19, 2009

DISCURSO DE TOMADA DE POSSE

DISCURSO DE TOMADA DE POSSE DA ASSOCIACÃO PRO PRAIA
Salão Nobre da CMP, 07 de Agosto de 2009


Senhor Presidente da Câmara Municipal da Praia
Senhor Presidente da Assembleia-Geral

Senhores Deputados e Líderes Parlamentares,
Representantes de Instituições Públicas e Privadas,
Representantes de Instituições religiosas

Senhores Eleitos Municipais da Praia
Ilustres Membros da Associação Pro Praia
Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Senhor Presidente da Assembleia-Geral, agradeço, saudando, as suas palavras não apenas amáveis, mas consequentes sobre o futuro da Associação Pro Praia, com realce pelo papel histórico, cívico, social e cultural, devidamente inscrito nos estatutos e nos propósitos que nos arregimentam a todos. Prometo cumprir, com isenção, rigor e labor as minhas novas funções associativas e, em nome da nova equipa, ouso dar-lhe garantias de trabalho, muito trabalho, em prol dos nossos ideais.

Senhor Presidente da Câmara Municipal da Praia, gostaria também de o saudar, expressando o quanto me é grato reconhecer a forma pronta como aceitou o convite para estar presente nesta cerimónia e toda a morabeza com que nos recebeu neste Salão Nobre, sendo isso um gesto inequívoco de confiança na Associação Pro Praia e de apoio a esta nova equipa ora empossada.

Caros colegas e confrades, é com apreço e gratidão que vos vejo aqui neste acto, constituindo a vossa presença uma prova de determinação e de renovado espírito associativo, que espero se venha a manter e a aprofundar. Realço ainda com muito agrado a presença entre nós dos novos membros, a confirmar que as nossas causas são justas e prementes, bem como mobilizadoras e apelativas.

Permitam-me ainda aqui dirigir uma palavra muito especial aos confrades João Gomes e Ludgero Correia, meus antecessores nesta caminhada, não só pela amizade e pelo trabalho colegial que nos vêm ligando, mas pelo reconhecimento ao engajamento pessoal e à forma peculiar como cada um deles soube conduzir a ProPraia, na defesa dos interesses de todos que desta cidade partilham.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Caros presentes,

Procuraremos honrar o trabalho que os nossos antecessores nos legam se o apoio de todos se confirmar, se uma parceria efectiva se concretizar, se um pacto inter-institucional e inter-geracional se construir. Uma Praia melhor, com mais qualidade de vida e mais cidadania para os praienses, só será possível se cada um de nós participar de uma forma activa, determinada e coerente em cada nível de responsabilidade e de área de acção. A pertença é de todos e o trabalho é colectivo. De igual modo registamos com grande satisfação o manifesto interesse de muitos outros Praienses, das mais diversas esferas sociais, de querer viajar neste nosso barco, facto que por si só nos encoraja bastante. Iremos, de forma muito especial, promover um amplo espaço de diálogo e participação, tendo em conta a representatividade que se impõe.

A nova Direcção terá por princípios ser humilde mas actuante, aberta mas exigente no cumprimento dos objectivos que norteiam este colectivo. O processo da decisão será sempre mais fácil com propostas objectivas e coerentes.

Por conseguinte, a direcção agora vigente estabeleceu para o ano 2009/2010, entre outros, os seguintes objectivos:

• Dar cumprimento aos regulamentos e normas estabelecidas e propor as alterações que se tornem necessárias;
• Estabelecer encontros/reflexões/debates regulares sobre diversas agendas de interesse para a Cidade da Praia e para os Praienses;
• Retomar a publicação regular do Boletim A CAPITAL e disseminar o Blog da Associação, apostando em mais interactividade on-line;
• Restaurar a Sede da Pro Praia, dando-lhe condições para o exercício de vida associativa activa;
• Estabelecer parcerias activas com universidades, institutos, escolas e outros pólos do conhecimento;
• Promover o intercâmbio associativo;
• Criar uma Ouvidoria Pública capaz de auscultar apreciações e sugestões dos Praienses, encaminhando-as regularmente às entidades em causa;
• Promover acções cívicas e culturais na Cidade da Praia;
• Promover acções que visam a melhoria da qualidade ambiental na Praia
• Alargar a rede dos parceiros sociais e patrocinadores da Associação;
• Acompanhar as actividades governativas e municipais que tenham incidência na Cidade da Praia e na vida dos seus moradores;
• Criar prémios e reconhecimentos aos Praienses destacados nas diferentes áreas (culturais, económicas, desportivas, sociais e outras);
• Promover uma reclassificação histórica da Praia e da toponímia da Cidade.

Minhas Senhoras e Meus Senhores,
Permitam-se ainda uma referência, que deixei propositadamente para o final da minha intervenção. Refiro-me a todos os Praienses e Amigos da Cidade da Praia a quem envio um profundo agradecimento pelo apoio incondicional que diariamente nos transmitem.

Por fim, a todas as pessoas presentes, creiam-me sinceramente que a vossa presença neste acto de posse é por si só mais significativa e importante que qualquer palavra.

Bem hajam a todos.

Muito obrigado

No comments: